domingo, 21 de dezembro de 2008

Grécia! Mais um evento!

Tenho defendido que estamos a viver um conjunto de eventos que mostram um modelo de desenvolvimento assente em valores que já eram! Os acontecimentos da Grécia (como os que tivemos em França e que prometem voltar!) são mais um evento!

Utilizando números da Visão de 18.Dez.2008:
Grécia tem mais de 22% de desemprego nos jovens com menos de 25 anos! Mais de 1/3 dos estados da UE estão acima dos 18%. Nos estamos abaixo dos 16%.

A emergência da auto-governação!

Num notável artigo de opinião, Miguel Monjardino (Expresso 20.Dez.2008 - 'Guerra e Paz'), mostra como os valores de Capra (ver Pensamento XI) se começam a materializar no dia-a-dia, neste contexto na governação das cidades, na sequência do que Guedes sugeria (Ver Pensamento VIII): "É provavél que alguns Governos europeus tenham dificuldade ou se revelem mesmo incapazes de adoptar e praticar este "parkour" político de uma forma competente. Quando isto acontecer, o mais natural é que as comunidades locais se organizarem para garantir a segurança. Veja-se o caso de Bombaim, que avançou com um plano para criar as suas próprias unidades de segurança e antiterrorismo após os recentes ataques à cidade. (...) Há umas semanas apenas, isto seria pura e simplesmente impensável."

Pensamento XIV

"A Europa tem velhos a mais e novos a menos, os velhos têm medo dos novos e os novos têm medo do futuro."

In 'O Mundo dos Outros', José Cutileiro (Expresso de 20.Dez.2008)

sábado, 20 de dezembro de 2008

Porque faliu a Netcall ?

Gregory Bateson, um importante pensador dos últimos 100 anos, esteve na base do movimento cibernético e da entrada da teoria geral de sistemas no mundo 'soft', desenvolveu um modelo de aprendizagem com 5 tipos base: "System-theoretic model of learning - based on classification of different types of error that need to be corrected through learning". O erro é central na aprendizagem e no modelo de Bateson. Quando, para além dos nossos, temos a oportunidade de aprender com os erros de outros e dai retirar lições, então é maior a sabedoria.

Veio este modelo a coação na sequência da leitura do post de Vitor Magalhães, co-fundador da Netcall, sobre a aprendizagem que ele fez neste processo. É uma leitura obrigatória para quem se aventura nestes domínios de ser empreendedor!

O bootstrap das organizações tem muito que se diga!

Obrigado Vasco!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Bombaim: alguma reflexão...

No Expresso deste fim de semana, 6.Dez, três reflexões exploram algumas fragilidades das nossas sociedades.

Clara Ferreira Alves relembra os atentados de Cabul (14.Jan.2008 - Serena Hotel) e Islamabade (Marriott Hotel) para sublinhar que Bombaim é o resultados destas duas experiências e um aprofundar dos atentados de Nova Iorque, Londres e Madrid. Conclui "O Ocidente vigia e pune. Não muda de estratégia. Não aprende. Algures, os terroristas vão experimentando e medindo a nossa resposta. E conseguem sempre surpreender-nos. A guerra continua."

Miguel Monjardino analisa os atentados, sublinha os seus objectivos e conclui "Bombaim revela assim um grande paradoxo para a NATO. Sem Paquistão não haverá estabilidade no Afeganistão. Sem o Paquistão, a NATO falhará completamente no Afeganistão. O problema é que a NATO não tem uma política para o Paquistão."

Henrique Raposo sublinha as motivações dos atentados e a incapacidade das sociedades democraticas em dar uma resposta. Conclui "Matar terroristas não é uma estratégia. É uma táctica. O Ocidente precisa de uma estratégia menos obcecada com a erradicação do Mal, e mais vocacionada para a interligação entre as democracias atlânticas e as democracias orientais".

Há um fio condutor entre estas três reflexões: estamos em guerra e não estamos a adoptar uma resposta adequada, quer na guerra, quer na política. De alguma forma não estamos a aprender nos diferentes planos. O conhecimento não está a fluir!

Padrão do infinitamente pequeno...



Cada figura/cor é um tipo de particula...

Physicist and surfer Garrett Lisi TED Talk: A beautiful new theory of everything

Cortesia do Paulo Carvalho

Padrão do infinitamente grande...


Cada ponto de luz é uma galáxia!
Astrophysicist, cosmologist and Nobel Prize winner George Smoot TED Talk: The design of the universe

Cortesia do Paulo Carvalho

domingo, 7 de dezembro de 2008

Lee Smolin: How science is like democracy


Cortesia do meu amigo Paulo Carvalho.

sábado, 6 de dezembro de 2008

darwin lança um blog sobre o conceito da digitalização da sociedade

URL: http://digitization-of-society.blogspot.com/

Digitalização da sociedade (Digitization of society). O Processo de construção de uma sociedade que opera sobre base digital: a sua memória e a sua acção são suportadas por uma fundação digital.

A construção do conceito começa agora ;-)
É enacted (ver pensamento XII)