quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nós, os comuns (We, the commons)

'Nós, os comuns' é um programa de transformação pacífica da sociedade humana e das suas formas de organização, por evolução generalizada da consciência humana e consequente revisão de conceitos socialmente construídos como é o caso da 'propriedade', 'dinheiro'. 'representação', 'cidadania', 'país'.

Este programa tem dois princípios:
- Não temos conhecimento, individual e colectivo para lidar com a situação actual do planeta Terra
- Cada um de nós, e todos nós, colaborando, vamos conseguir criar novo conhecimento e co-criar novos modelos/ conceitos de sociedade

E tem uma certeza:
- Não há certezas, pelo que temos que ser humildes, experimentar e não assumir verdades universais; o que funciona num contexto poderá não funcionar noutro; não podemos deixar que um conjunto de poucos possa tomar decisões pela totalidade.

Este é um programa para o nosso século. É um programa que já esta em marcha, de forma emergente, mediado pela Internet. É um programa que importa tornar visível, consciente e devolver o desenho e a intenção aos 'commons'.

* Ética dos comuns (commons ethics)
Veja-se a ética da permacultura
A do Leonardo Boff
A do Edgar Morin
A do H. Jonas

* Política dos comuns (commons politics)
União Europeia (protótipo da governação do Planeta Terra)
Felicidade e sustentabilidade no Butão
Informação e a constituição Islandesa
Cidadania da Terra na Bolivia

* Propriedade dos comuns (commons ownership)
creative commons
commons goods

* Economia dos comuns (commons economics)
Open Source
Collaborative consumption
Crowd funding
Microcrédito
Micro assurance
glocal
entrepreneurship

Esta transformação necessita de um particular estilo de liderança, uma liderança que serve, que facilita, que nutre, o desenvolvimento humano, a co-criação, a inteligência colectiva, a emergência. Uma liderença que estabelece um balanço entre o o bem estar individual, e o bem estar colectivo, que permite que todos os seres se 'cumpram', como defendia Agostinho da Silva. 

Sem comentários: